O livro de Keith Devlin mostra por que algumas pessoas odeiam Matemática, outras têm dificuldade e uns privilegiados (gênios?) conseguem ter sucesso nessa área. Ele também nos dá dicas para melhorarmos nossas habilidades matemáticas. É um bom livro para quem é fascinado, enfurecido ou intimidado pela Matemática.
No capítulo V – Os matemáticos têm cérebros diferentes? -, é interessante a leitura do item “Alguns conseguem, outros não – ou será que conseguem?” (pág. 150-151). Nesse trecho, o autor utiliza a metáfora da casa matemática, onde os não – matemáticos (como nós, rsrs) só a conheceriam por meio de instruções e plantas com linguagem técnica que foram usadas para construí-la, sendo, desse modo, difícil uma compreensão da matemática. Assim, não é que não compreendamos a Matemática, é que nunca chegamos até ela! Já os matemáticos, conhecem a casa por dentro; para eles, a Matemática é real e faz sentido. Com isso, Devlin diz:
Não estou afirmando que os matemáticos acham fácil toda a matemática. Como em todo o resto, algumas partes são mais difíceis do que outras. Numa casa grande, com muitos andares, pode ser necessário um esforço considerável para alcançar os andares superiores, e às vezes uma porta pode emperrar ou um aposento pode ter pouca iluminação. Há partes da matemática que os matemáticos acham difíceis de compreender. Apesar disso, diferentemente da maioria das pessoas, para quem a matemática parece um conjunto sem sentido de regras aparentemente arbitrárias para manipular números, símbolos algébricos e equações, os matemáticos ultrapassam os símbolos e as equações e entram na casa descrita por esses símbolos e equações. Sem a casa, essas regras, símbolos e equações são realmente sem sentido, de modo que dificilmente pode causar surpresa o fato de que alguém não consiga entrar na casa e os ache incompreensíveis. Se você puder entrar na casa, entretanto, aí tudo parece real e com sentido. Assim, não importa quão difícil seja andar por lá, fazê-lo é uma questão de interesse e persistência, não de se possuir talento ou uma capacidade rara e mágica.
Então, somos todos capazes de aprender Matemática? Parece que sim. Recomendamos que vocês leiam do livro todo, mas não se assustem com o tamanho, pois é uma leitura fácil, além, é claro, de nos motivar para aprender a “bendita” Matemática, dizendo que só é preciso interesse e persistência da nossa parte.
Será mesmo a Matemática uma habilidade humana inata? Leiam O Gene da Matemática e descubram. Boa leitura!
Bibliografia
DEVLIN, Keith. O gene da Matemática. 3ª ed. Rio de janeiro: Record, 2006.
Equipe β
No capítulo V – Os matemáticos têm cérebros diferentes? -, é interessante a leitura do item “Alguns conseguem, outros não – ou será que conseguem?” (pág. 150-151). Nesse trecho, o autor utiliza a metáfora da casa matemática, onde os não – matemáticos (como nós, rsrs) só a conheceriam por meio de instruções e plantas com linguagem técnica que foram usadas para construí-la, sendo, desse modo, difícil uma compreensão da matemática. Assim, não é que não compreendamos a Matemática, é que nunca chegamos até ela! Já os matemáticos, conhecem a casa por dentro; para eles, a Matemática é real e faz sentido. Com isso, Devlin diz:
Não estou afirmando que os matemáticos acham fácil toda a matemática. Como em todo o resto, algumas partes são mais difíceis do que outras. Numa casa grande, com muitos andares, pode ser necessário um esforço considerável para alcançar os andares superiores, e às vezes uma porta pode emperrar ou um aposento pode ter pouca iluminação. Há partes da matemática que os matemáticos acham difíceis de compreender. Apesar disso, diferentemente da maioria das pessoas, para quem a matemática parece um conjunto sem sentido de regras aparentemente arbitrárias para manipular números, símbolos algébricos e equações, os matemáticos ultrapassam os símbolos e as equações e entram na casa descrita por esses símbolos e equações. Sem a casa, essas regras, símbolos e equações são realmente sem sentido, de modo que dificilmente pode causar surpresa o fato de que alguém não consiga entrar na casa e os ache incompreensíveis. Se você puder entrar na casa, entretanto, aí tudo parece real e com sentido. Assim, não importa quão difícil seja andar por lá, fazê-lo é uma questão de interesse e persistência, não de se possuir talento ou uma capacidade rara e mágica.
Então, somos todos capazes de aprender Matemática? Parece que sim. Recomendamos que vocês leiam do livro todo, mas não se assustem com o tamanho, pois é uma leitura fácil, além, é claro, de nos motivar para aprender a “bendita” Matemática, dizendo que só é preciso interesse e persistência da nossa parte.
Será mesmo a Matemática uma habilidade humana inata? Leiam O Gene da Matemática e descubram. Boa leitura!
Bibliografia
DEVLIN, Keith. O gene da Matemática. 3ª ed. Rio de janeiro: Record, 2006.
Equipe β
A matematica é uma matéria facil,basta compreender,ter atençco eraciocinio logico.
ResponderExcluirassinado:wrsula